Review do whisky Glen Scotia Double Cask

Glen Scotia Double Cask

Bem vindos amigos whiskeyros!

Trago um clássico de Campbeltown da Destilaria Glen Scotia, uma comunidade das Highlands Escocesas, localizada entre as ilhas de Islay e Arran. Uma destilaria com quase 200 anos em atividade, numa pequena parte da Escócia, onde temos apenas mais 2 destilarias, Springbank e Glengyle.
Vamos falar do Glen Scotia Double Cask, uma grata surpresa!

RótuloGlen Scotia Double Cask
DestilariaGlen Scotia
CategoriaSingle Malte
IdadeNAS
ABV46%
RegiãoCampbeltown
Barrilex-bourbon first fill, ex-sherry PX
Corantenão
Filtragem a frionão
Turfa~
Lançamento
Valorentre 300,00 e 350,00
Ficha Técnica

Vamos ao review

Ao colocar a amostra na taça, passei uma gota do whisky nas costas da mão. Frutas frescas e compotas, pêssegos frescos com calda suave de mel, e malte doce.
Ao colocar na taça, e girar um pouco, forma-se a coroa completa, espessa e untosa, travando a coroa, e as gotas que espirraram na taça,também travam sem escorrer.
Whisky de cor amarelo âmbar.

OLFATO

A percepção olfativa de álcool é praticamente zero, um whisky incrivelmente trabalhado no barril, e podemos perceber bem tanto a baunilha e caramelo do barril ex-bourbon de primeiro enchimento, como do barril Pedro Ximènez. É uma festa olfativa.
Consegui sentir nítido o aroma de pêssego novamente, mel, baunilha, um anis presente que me lembrou o licor italiano Sambuca, tanto quanto chá de anis estrelado. Anis costuma ter uma presença forte nas coisas, mas aqui possui um equilibrio muito bom, a impressão que tenho é que os aromas primeiro se apresentam junto, com um PUNCH maravilhoso, e depois vem enfileirados, um a um, se apresentando com presença marcante.

Ele é bastante frutado no aroma, trazendo maçãs carameladas, um pouco de laranja, noz-moscada, e algumas especiarias bem de leve, como cravo-da-índia e canela, bem suaves, uma pimenta branca, e ainda um pouco de doce de leite e frutas cristalizadas de pão doce ou panetone.
Não dá vontade de parar de sentir esses aromas, é viciante. É uma sobremesa olfativa completa.

PALADAR

No paladar, ao tocar a boca sentimos algo aveludado, preenchendo a boca, um calor na ponta da língua e dos lábios, as frutas vem novamente, aparecendo até um pouco de frutas negras como passas e ameixas, um mel floral leve, cereais como sucrilhos, bem de leve, e um toque de chocolate amargo. Um toque de madeira que lembra um incenso, não defumado nem fumaça nem queimado, mas aroma de madeira aromática, lembra até um pouco de barril Virgin Oak, alguma seiva de madeira.

De boca fechada, ao encher a boca de ar e esvaziar, sinto bem presente as frutas, mel e o malte.

Finaliza longo, oleoso, com calor de boca de especiarias, gengibre, um pouco de pimenta, e nas laterais da boca, senti um toque cítrico mais presente após “bochechar” o whisky na boca e deixar misturar mais com a saliva. Fundo da garganta deixa um suave amargo, como de um chocolate amargo, mas nada que incomode.

Considerações

Não é um whisky muito doce, ao contrário, trás um ótimo equilíbrio entre as frutas e o dulçor e as especiarias.
A vontade de mais um gole é iminente, assim como a vontade de sentir mais os aromas.

Bastante complexo, a longa finalização trás boa salivação, oleosa, brotam sabores em cada canto da boca.

Uma experiência muito boa, que recomendo a todos.

Adorei
Deliciosa sobremesa líquida!
Sobre Bill Whisky 73 Artigos
Programador PHP e Python, trabalho com desenvolvimento de sites e sistemas web, e nos intervalos, estudo sobre a "Água da Vida", o whisky, e compartilho minhas experiências com todos!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*