Review Compass Box The Story of the Spaniard

Compass Box The Story of the Spaniard

Bem vindos amigos whiskeyros!

Mais um whisky Blend Malt da linha Compass Box, desta vez em sua versão Spaniard, que traz influências bem presentes de vinho tinto e Jerez.
O nome desse whisky é uma homenagem ao encontro do fundador da Compass Box com um homem no sul da Espanha, onde ele foi apresentado ao Sherry pela primeira vez. Anos depois o fundador teve acesso a whiskys finalizados em sherry e ficou atraído pelo estilo desde então.

Um Blended Malt é um blend feito apenas de Single Maltes de diferentes destilarias, sem o uso de whisky de grãos.

Importante informar que o Compass Box Spaniard tem alterações de aromas e sabores devido a diferentes combinações do blend a cada ano.
Abaixo, veremos algumas informações sobre:

Batch number TS2018-A – Origem dos maltes

The Teaninich Distillery
Highland Malt Blend
The Glen Elgin Distillery
The Deanston Distillery
Distillery Near The Town of Aberlour

Batch number TS2018-B – Origem dos maltes

Highland Malt Blend
The Glen Elgin Distillery
The Deanston Distillery
The Teaninich Distillery
The Glendullan Distillery

Batch number TS2019-A – Origem dos maltes

The Strathmill Distillery
The Teaninich Distillery
Highland Malt Blend
Distillery Near the Town of Aberlour
The Glendullan Distillery
The Deanston Distillery
The Glen Moray Distillery

Batch number TS2021-A – Origem dos maltes

The Linkwood Distillery
The Teaninich Distillery
The Glendullan Distillery
Distillery Near The Town of Aberlour
The Miltonduff Distillery
Highland Malt Blend
TSOTS 2019-A
The Tamdhu Distillery
The Glen Moray Distillery

Batch number TS2022-A – Origem dos maltes

The Macduff Distillery
The Miltonduff Distillery
Highland Malt Blend
The Linkwood Distillery
Distillery Near The Town of Aberlour
TSOTS 2021-A
The Glendullan Distillery
The Glen Moray Distillery

O Highland Malt Blend é proprietário da Compass Box e leva em sua composição:

60% Clynelish malte
20% Teaninich malte
20% Dailuaine malte

Com isso, a cada ano, a empresa seleciona os melhores maltes para chegar no resultado que deseja e poder entregar aos apreciadores de whisky esse Blend Malt complexo e saboroso.
Lembrando que cada malte utilizado neste blend, mesmo que mais de uma parte presente na composição, usam barris e características únicas selecionadas para ter um casamento perfeito no resultado final desse whisky.

Compass Box The Story of the Spaniard
RótuloCompass Box The Story of the Spaniard
DestilariaCompass Box
CategoriaBlended Malte
IdadeNAS
ABV43%
RegiãoHighlands
BarrilCarvalho americano e europeu
Corantenão
Filtragem a frionão
Turfanão
Lançamento2012 limitado, e em 2018 entrou para a linha permanente
Valorentre 450,00 e 500,00
Ficha Técnica

Vamos ao review

Ao colocar a amostra na taça, passei uma gota do whisky nas costas de minha mão. Aroma muito agradável de malte, mel, baunilha e frutas, além da clara influência de vinho tinto.
Girando um pouco o whisky na taça, mostra-se um whisky untoso, oleoso, formando a coroa completa, sem lágrimas escorrendo.
Whisky de cor dourado claro.

Olfato

Whisky bastante doce e aromático, trazendo bastante influência frutada e vínica proveniente dos barris ex-sherry e ex-vinho.
Dependendo o ano de lançamento e lote desse whisky, aromas e sabores diferentes podem aparecer, visto que a cada ano um blend diferente foi feito a partir de whiskys single malte diferentes, de destilarias diferentes.

Aqui sinto bem presente o malte doce, mel, frutas vermelhas como framboesa, cereja, amoras e ameixas, e frutas secas como uvas passas, ameixas e damascos além de uma sobremesa de pêras ao vinho e doce de marmelada.
Baunilha e caramelo também são sentidos de forma suave, predominando as frutas, e trazendo de fundo um cítrico de casca de laranja.
Apesar da influência bem forte do sherry, o que aparece mais são as frutas, e um leve chocolate ao leite, nõo trazendo especiarias como em vários whiskys com influência de sherry; aparecendo apenas um toque picante de gengibre.

Nos aromas, esse whisky é uma verdadeira sobremesa olfativa!!!

Sensação alcoólica bem baixa, permitindo sentir bastante os aromas na taça.

Paladar

No paladar, whisky cremoso, untoso, trazendo um malte doce e agradável, frutas vermelhas e secas, a influência vínica é clara e agradável, bem integrada, não ofuscando os outros sabores.
Boa salivação, média picância, e um frutado bastante agradável e doce, trazendo também mel e baunilha. No fundo de boca, um leve amargor que remete a couro e tabaco.
Cítrico de casca de laranja e mel também aparecem, junto com a picância de gengibre além de um pouco de amadeirado.

De boca fechada, ao encher a boca de ar e esvaziar, as frutas vermelhas e o vinho se destacam, com mel, baunilha e novamente o sabor de couro e tabaco.

A finalização é média para longa, deixando a boca com certa picância, oleosidade e um dulçor bastante agradável. A cada gole, a picância aumenta.

Apesar de ser um blend malt que tem vários single maltes de destilarias diferentes, eles combinam de forma harmônica, e ao mesmo tempo que o conjunto agrada, é possível sentir os sabores provenientes de whisky de cada barril, americano e europeu.

CONSIDERAÇÕES

Na minha opinião, com base na degustação da amostra que recebi, temos aqui um ótimo whisky, encorpado, saboroso, com longa finalização, complexo e harmônico, reunindo boas qualidades de cada single malte envolvido nesse blend.

Continuo com a opinião que o valor poderia ser mais acessível, mas não tenho como negar que é um whisky muito bom e vale muito a pena provar. É um whisky que facilmente repetiria uma ou mais doses, pela sua qualidade.

Bill OK
Um Blended Malt muito bom!!!
Sobre Bill Whisky 73 Artigos
Programador PHP e Python, trabalho com desenvolvimento de sites e sistemas web, e nos intervalos, estudo sobre a "Água da Vida", o whisky, e compartilho minhas experiências com todos!

2 Comentários

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*