Review Bunnahabhain An Cladach

Bunnahabhain An Cladash

Bem vindos amigos whiskeyros!

Hoje veremos mais um rótulo da Bunnahabhain, a versão de viagem(TRE – Travel Retail Expression) An Cladach. Fugindo a regra de que muitas versões de viagem são mais leves em sabor e ABV, essa versão traz bastante aroma e sabor em 50% de ABV.
Apesar da maior referência das destilarias de Islay serem de whiskys turfados, a Bunnahabhain foge um pouco a regra e mantem seu maior foco em whiskys com influências vínicas e de Sherry.
Esta versão é mais uma da destilaria que busca entregar sherry e a influência de costa marinha de uma forma muito agradável, assim como fizeram na versão de linha Bunnahabhain Stiùireadair.

An Cladah significa “The Shore”, ou A Costa, em Gaélico Escocês, fazendo alusão a localização da destilaria na costa nordeste de Islay.

Bunnahabhain An Cladash
RótuloBunnahabhain An Cladash
DestilariaBunnahabhain
CategoriaSingle Malte
IdadeNAS
ABV50%
RegiãoIslay
Barrilex-sherry
Corantenão
Filtragem a frionão
Turfa
Lançamento
Valorentre 350,00 e 400,00
Ficha Técnica

Vamos ao review

Ao colocar a amostra na taça, passei uma gota do whisky nas costas da mão. Malte doce, caramelo salgado e frutas secas, bem intensos os aromas.

Após girar um pouco o whisky na taça, forma-se a coroa completa, com poucas gotas se formando mas sem escorrer na taça, mostrando um whisky bem denso e untoso.
Whisky de cor dourado âmbar, muito bonito na taça.

Olfato

Ao destampar a taça, surgem notas vínicas, frutas secas, algumas especiarias, um aroma picante como gengibre, acompanhados de baunilha e caramelo salgado.
Ameixas e uvas passas, frutas vermelhas, toffee, chocolate, café e algum tipo de nozes/amêndoas é sentido de forma suave e incorporada ao sherry.
No aroma também é possível sentir a influência marítima e salina no whisky, tornando mais agradável ainda sentir os aromas.

Paladar

No paladar, ao tocar a língua, um whisky com bom peso de boca, denso, cremoso e bastante picante. A influência de sherry neste whisky me lembra bastante o Bunnahabhain 12 anos, só que menos doce, mas ainda assim trazendo bem vivo as notas de frutas vermelhas, pretas e secas.
Figos, uvas passas e ameixas aparecem bastante, junto com especiarias, gengibre, pimenta bem presente, bastante picante, fazendo a boca salivar bastante, e equilibrando o dulçor trazendo notas de couro, chocolate e café no fundo da boca, além de amêndoas torradas e amadeirado.
E a influência de costa marinha não é apenas uma nota salina, mas a sensação de estar comendo algo a beira do mar

De boca fechada, ao encher a boca de ar e esvaziar, a salinidade casa bem com as frutas secas, vermelhas, com as especiarias e esse leve amargo que remete a couro e chocolate.

A cada novo gole, a picância aumenta, a salivação também, assim como as frutas se tornam mais presentes na boca.
A finalização após um segundo gole aumenta, junto com a salivação, a picância e o calor de boca, trazendo uma finalização média para longa.

CONSIDERAÇÕES

Na minha opinião, esse rótulo é uma evolução do Bunnahabhain Stiuireadair, menos doce, mais potente nos aromas e sabores, mais salino, e com uma picância maior, e um ABV que faz com que esse rótulo seja mais cremoso, mais intenso, e também o faz ser um rótulo mais difícil de agradar do que o 12 anos ou o Stiuireadair, por serem mais leves e doces.
Gostei bastante deste rótulo, mas não é um whisky para iniciantes, pela potente entrega e o alto ABV, mas vale a prova, pois ainda não provei um Bunnahabhain ruim!

É um whisky que recomendo para aqueles que já conhecem a destilaria, e querem algo mais forte, intenso, menos diluído.
Tráz uma ótima experiência com sherry sem excesso de dulçor, sem ser enjoado.

Bill OK
Recomendo com certeza!
Sobre Bill Whisky 73 Artigos
Programador PHP e Python, trabalho com desenvolvimento de sites e sistemas web, e nos intervalos, estudo sobre a "Água da Vida", o whisky, e compartilho minhas experiências com todos!

2 Comentários

  1. Além de uma bela apresentação em azul, mais um para aquela lista que não para de crescer… Mas em 2023 serei mais comedido, pretendendo beber menos porém melhor, buscando custo-benefício. Conto com a sua ajuda Bill, pois sempre é assertivo e bom conselheiro; abraços!

    • Confrade e amigo Denis, muito obrigado por sempre apoiar e ajudar a melhorar o site, e também meu conhecimento no mundo do whisky.
      Espero que 2023 possamos além de aprender a beber melhor, consigamos juntar a confraria e beber um whisky juntos!
      Abraços

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*